domingo, 28 de outubro de 2007

Nas Trevas, eu vi a Luz

Neste domingo (28/10), o SBT vai exibir pela primeira vez na TV aberta 'Batman Begins', o único filme que conseguiu, até agora, ser bastante respeitoso com o personagem dos quadrinhos criado por Bob Kane em 1939. O curioso para mim é ver como o tempo passa rápido: Em 2005, fui com os meus amigos e minha namorada assistir ao filme no UCI da Barra da Tijuca logo no primeiro fim de semana. Lá, no escurinho do cinema, meu encantamento com Batman foi renovado com a ótima direção de Christopher Nolan (que já tinha ganho o meu respeito com 'Amnésia', de 2000), o roteiro redondinho de David S. Goyer e, princpipalmente, com o elenco exemplar, liderado por Christian Bale, que mostra para Michael Keaton, Val Kilmer e George Clooney que é possível, sim, interpretar decentemente um personagem com tantas nuances psicológicas.

Ao sair do filme, decidi que meu projeto final na universidade seria uma análise sobre a fidelidade nas adaptações de quadrinhos para cinema. No mesmo ano, ganhei o DVD do filme e, depois de dois anos (e muito penar), consegui terminar minha monografia, apresentei-a em agosto deste ano e concluí essa etapa da minha vida. Agora, ele será exibido no SBT para o povão poder assistir. Espero que todos tenham a mesma experiência que eu tive e curtam bastante. Não preciso nem dizer que mal posso esperar para a estréia de The Dark Knight (ainda não tem título confirmado, mas deve ser Batman - O Cavaleiro das Trevas) no ano que vem, não é? Além de Nolan, Bale e quase todo mundo de volta (a excessão é da Sra. Tom Cruise, Katie Holmes, substituída pela ótima Maggie Gyllenhaal como a promotora Rachel Dawes, antigo amor do Homem-Morcego), The Dark Knight terá também o surgimento do Coringa (vivido pelo ator mais inesparado para o papel, Heath Ledger) e do Duas Caras (interpretado pelo canalha-mor Aaron Eckhardt). Espero que Nolan não se perca no mar de lama dos produtores, como fez Joel Schumacher nos seus execráveis 'Batman Eternamente'e 'Batman & Robin')

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom Saber. Vou assistir, já que eu não vi no cinema.

Eu acho que eu sou a única pessoa no mundo que gostou de Batman e Robin. Deve ter sido por causa do George Clooney.

Beijos

fernanda pinheiro disse...

olá é muito bom ler sobre cinema quando quem escreveu realmente entende.
beijos e saudades fiel escudeiro

Célio disse...

Cara Cristina,

Vou lhe contar um segredo (não tão secreto assim): Até Christian Bale dar um show em Batman Begins, George Clooney era o meu ator favorito como o Cavaleiro das Trevas. Ao vestir a máscara, ele conseguia dar um tom até digno para o personagem. O problema era quando ele se tornava Bruce Wayne. Não dava para aceitar o ator tão sorridente e com a cabeça balançando para os lados o tempo todo. Aí é que vemos como faz falta um bom diretor.

Além disso, uma surpresa agradável em Batman & Robin foi o Arnoldão como Mr. Freeze, nas cenas em que sofre pela esposa congelada. Mas o figurino ridículo e a insistência do roteiro de colocar frases com trocadilhos a respeito de gelo, frio e similares pôs tudo a perder.