sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Rebeca Gusmão: Um peixe ensaboado?

No Pan 2007, eu assisti a uma das finais de natação no Parque Maria Lenk. Nesta competição, vi, mesmo que à distância, a melhor nadadora brasileira do momento. Tanto na água quanto fora dela Rebeca era impressionante. Nadava forte e muito mais rápido do que as rivais, um colosso. Na prova dos 50 metros rasos, não teve para ninguém, venceu de ponta a ponta.

Quando ela saiu da piscina para agradecer aos aplausos da torcida, levei um susto. Rebeca era MUITO grande! Tanto que não aguentei e disse: "Cruz credo!". Minha namorada me repreendeu por ter falado alto demais, mas é que a surpresa com aquela mulher muito forte, com os ombros largos e levemente masculininzada foi maior do que qualquer lembrança de etiqueta. Mesmo assim, vibrei muito com a sua vitória e cantei o hino nacional com muito orgulho.

Alguns meses depois, uma imagem inacreditável surgiu em todos os noticiários: Rebeca Gusmão passava mal durante outra competição e caía dura no chão. Os colegas se desesperaram e tentaram reanimá-la, o que aconteceu um pouco depois. Na ocasião, algumas pessoas suspeitaram de que o ocorrido foi por causa do efeito de algum medicamento que ela tomava secretamente, mas ela alegou que o mal estar foi causado por causa de um sanduíche de frango que ela comeu. A desculpa não foi bem aceita por todos, mas isso não impediu que ela continuasse competindo.

Agora, a verdadeira queda de Rebeca Gusmão está prestes a acontecer. A nadadora foi flagrada no exame antidopping com o nível de testosterona bem acima do normal em sua urina em julho deste ano. A partir daí, a Comissão Executiva da Federação Internacional de Natação decidiu banir a atleta, que foi cortada da seleção brasileira. O caso ficou anda mais complicado quando foi revelado que a urina usada em alguns dos exames não era de Rebeca, mas de outras pessoas. Se for condenada, ela pode perder as medalhas do Pan e ser banida do esporte para sempre.

Numa época em que há tanta corrupção e desesperança em nosso país, é triste saber que uma atleta se submete a um arriscado esquema para garantir pódios e recordes que na verdade não são dela. Mais uma vez somos enganados por pessoas que acreditam ser mais espertas que as outras, mas que no fim podem perder tudo o que conquistaram e sair pela porta dos fundos, sem nenhuma glória para si e para os brasileiros.

2 comentários:

Unknown disse...

É realmente muito triste vencer por meios ilícitos. Rebeca teve uma evolução muito grande, mas eu também sempre desconfiei do seu ganho de massa muscular tão acelerado. Espero que se for condenada e banida, ela se torne um exemplo a não ser seguido pelos futuros atletas do país. Até a contra-prova, concedamos a Rebeca - por mais difícil que seja - o benefício da dúvida
Belo texto, amigo. Parabéns.

Anônimo disse...

Otimo tesxto e OTIMA iniciativa de ter o seu blog, amigo.

Parabens :o)


Da amiga Leila Kaas.